1) REINOS, SISTEMÁTICA E CLADOGRAMA
A sistemática busca entender a biodiversidade e as relações filogenéticas. Operando através da taxonomia: descoberta e classificação dos organismos biológicos conforme suas descrições. E através da filogenia: estudo das relações evolutivas desses organismos.
Os reinos são classificações muito abrangentes de organismos biológicos, podem ser divididos em: Monera, Protista, Funghi, Metafita e Metazoa. Porém esses dois grupos podem ser simplificados em procariontes e eucariontes.
A)
A)
O Taxon Monera, apomorfia: São seres procariontes unicelulares. Foram as primeiras formas de vida do planeta. Ex: bactérias e arqueobactérias (Archea).
B)
B)
O Taxon Protista, apomorfia: São seres eucariontes unicelulares,podem ser autótrofos, quando produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, ou heterótrofos, os quais não fazem fotossíntese e dependem de outros pra alimentação. Ex: protozoários.
C)
O Taxon Funghi, apomorfia: eucariontes de maioria multicelular, apresentam hífas, se alimentam de matéria orgânica, diferem do reino metáfita por nao realizarem fotossíntese . Ex: cogumelos e trufas.
D)
D)
O Taxon Metáfita, apomorfia: eucariontes pluricelulares, fazem matrotrofia, todos os seres desse reino possuem clorofila e realizam fotossíntese (são autotróficas). Ex: árvores e outras plantas.
E)
E)
O Taxon Metazoa, apomorfia: São eucariontes, pluricelulares, heterotróficos (pois não produzem o próprio alimento) e passam pelo estágio de blástula, realizando reprodução sexuada. Ex: seres humanos e todos os outros animais.
DEFINIÇÕES:
Apomorfia é a característica existente que é derivada de uma modificação das características ancestrais. Plesiomorfia é uma característica primitiva de um ancestral, que não está presente no sucessor em comparação. É importante lembrar que uma característica é considerada primitiva ou derivada dependendo dos grupos que estão sendo analisados.
Monera:
O grupo de seres procariontes são acoplados somente ao Reino Monera, sendo assim, criou-se três subdivisões principais para classificar melhor procariontes divergentes, chamadas domínios, sendo eles Archea, Bactéria e Eukaria. Esses domínios são baseados em outras características e diferenças entre eles, gerando uma discussão sobre dividir em reinos diferentes, entretanto a nomenclatura oficial continua reino Monera.
Domínios:
Domínio Archea
Domínio Bactéria
Domínios:
Domínio Archea
Nesse domínio, encontramos organismos procariontes, ou seja, seres vivos que não apresentam núcleo celular verdadeiro, nos quais o material genético fica disperso no citoplasma. Além disso, esses organismos são unicelulares e podem apresentar nutrição autotrófica ou heterotrófica. Apesar de serem unicelulares e procariontes, eles foram separados das bactérias, pois, evolutivamente, estão mais próximos dos eucariontes.
Esse grupo destaca-se ainda por apresentar representantes extremófilos, que são aqueles que conseguem sobreviver em ambientes onde outros organismos não conseguiriam. Entre esses ambientes em que encontramos os representantes do domínio Archea, podemos citar os ricos em metano ou enxofre, ou com temperatura extremamente elevada.
Domínio Bactéria
Nesse domínio, há organismos também procariontes, unicelulares e com nutrição autotrófica ou heterotrófica. Nesse grupo, estão as bactérias já bastante conhecidas pelo homem: as causadoras de doenças, aquelas que vivem no solo e na água e as cianobactérias.
Domínio Eukaria
No domínio Eukaria, estão presentes todos os organismos eucariontes, isto é, aqueles que possuem material genético delimitado por uma membrana chamada de envoltório nuclear ou carioteca. Assim sendo, nesse grupo, existem protozoários, algas, fungos, plantas e animais, portanto, são organismos unicelulares ou pluricelulares e com nutrição autotrófica ou heterotrófica.
Charles Darwin
cladograma idealizado por Charkes Darwin:
Acima é apresentada uma estrutura que foi idealizada inicialmente pelo pai da evolução, Charles Darwin, demonstrando um cladograma dos reinos. O cladograma é um diagrama que mostra a relação entre a diversidade/ complexidade dos táxons e o tempo, possuindo clados e nós(representando divisões de mudança de alguma característica). Estes também representam as relações filogenéticas entre os seres vivos.
Cladograma de reinos:
2) Nomenclatura científica
A nomeação de espécies segue a nomenclatura binomial, criada por Carl Von Linné, define que o nome da espécie é composto de dois termos, grafados em destaque. Os dois termos são em latim, o primeiro é com inicial maiúscula e se refere ao gênero e o segundo é o nome específico, escrito com inicial minúscula.
Abaixo, as imagens demonstram duas espécies de tubarões que são do mesmo gênero. Através das regras da nomenclatura binomial poderíamos ter deduzido essas informações através de seus nomes.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sphyrna_tiburo Fonte: https://pt.wikipedia. org/wiki/Sphyrna_mokarran
Sphyrna tiburo Sphyrna mokarran
Fonte bibliográfica:http://conteudo.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassifidosseresvivos1.php