Pular para o conteúdo principal

CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

Classificação Biológica
1) Platão
Resultado de imagem para platao
Platão
https://www.infoescola.com/filosofos/platao/

Fundador da Academia de Atenas, Platão, aluno de Sócrates e professor de Aristóteles, é um dos filósofos gregos mais conhecidos e estudados até os dias atuais. .Fundador da Academia de Atenas, Platão, aluno de Sócrates e professor de Aristóteles, é um dos filósofos gregos mais conhecidos e estudados até os dias atuais.
Platão, um idealista grego da antiguidade, concluiu que os indivíduos classificavam conforme as SEMELHANÇAS. Interligou a semelhança a forma e ideia, que em latim ideia e forma é ESPÉCIE. Assim Platão foi o primeiro a imaginar uma divisão dos seres vivos em Espécies.

Este filósofo também se fundamentou no fixismo. Essa teoria filosófica se baseia em espécies que foram criadas por poder divino, e seriam imutáveis, sem que ocorressem mudanças em sua descendência.



 2) Aristóteles
    Resultado de imagem para aristoteles
                                           Aristóteles                                          Fonte: http://lounge.obviousmag.org/abismo/2015/01/o-que-pensava-aristoteles-sobre-a-educacao.html


            
Aristóteles, filósofo posterior a Platão, realista e naturalista, concordava com Platão em relação às espécies. Acreditava que os seres vivos poderiam originar-se através de seres não vivos, seguindo a ideia de Abiogênese. Criou um novo conceito chamado GÊNERO, que engloba varias espécies por suas semelhanças.

            Aristóteles creu na existência de REINOS, mas não da forma que os conhecemos atualmente. Ele acreditava que o mundo era dividido em três reinos: mineral, vegetal e animal. Reino animal originou-se em anima que é a presença de alma.

3) Carl Von Linné - Linneaus
Resultado de imagem para carl von linne
Carl Von LinnéFonte: http://www.garten-treffpunkt.de/lexikon/botanik.aspx
           Carl Von Linné, botânico e zoólogo, concordou com a ideia de espécie (de Platão) e com gênero e reinos (de Aristóteles). Ele realizou um aumento na classificação biológica, escrevendo “Princípios Naturais” que trata sobre taxonomia*. Também criou a nomenclatura binomial*.   
                       Karl von Linné, ou simplesmente Lineu, era um botânico sueco que, em 1735, propôs a classificação dos seres em grupos, os quais chamou de táxons.
          As categorias de Carl Von Linné são a forma de classificar e agrupar grupos conforme sua semelhança com bastante precisão. Lineu é considerado o pai da taxonomia, pois atualmente suas categorias ainda são usadas. Começando em Reinos e se dividindo cada vez mais, são elas:  reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
             
Resultado de imagem para taxonomia
Carl Von LinnéFonte: http://www.garten-treffpunkt.de/lexikon/botanik.aspx
           
            

Palavras com asterisco  (*) ainda serão tratados com maior especificidade em outras publicações.
Fonte bibliográfica:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cnidários

Cnidários Os Cnidários são animais onívoros e aquáticos, podem ser dulcícolas, porém a maioria é marinha. Podemos ver alguns no nosso dia a dia na praia como águas-vivas e caravelas portuguesas. Novas características evolutivas: -Possuem dois  tecidos verdadeiros : epiderme e gastroderme. São animais diblásticos acelomados. -Apresentam   uma cavidade  digestiva , chamada  celêntero . -Os Cnidários  têm sistema nervoso difuso , ou seja, não existe um órgão central que envia as informações, mas existem ligações nervosas pelo corpo inteiro que permitem que esses animais tenham mais sensibilidade ao ambiente. Eles têm  simetria radial  e podem ter duas  formas :  pólipo  (séssil), como as anêmonas e os corais, ou  medusa  (livre), como as vespas-do-mar e as águas-vivas. Esses animais são famosos por causa de seu corpo com tentáculos. Recebem o nome de Cnidários por causa da substância urticante que liberam em suas presas, o cnidócito. Partes do corpo Epider

REINOS, CLADOGRAMA E NOMENCLATURA CIENTÍFICA

1)        REINOS, SISTEMÁTICA E CLADOGRAMA A sistemática busca entender a biodiversidade e as relações filogenéticas. Operando através da taxonomia: descoberta e classificação dos organismos biológicos conforme suas descrições. E através da filogenia: estudo das relações evolutivas desses organismos. Os reinos são classificações muito abrangentes de organismos biológicos, podem ser divididos em: Monera, Protista, Funghi, Metafita e Metazoa. Porém esses dois grupos podem ser simplificados em procariontes e eucariontes. A) O  Taxon Monera , apomorfia: São seres procariontes unicelulares. Foram as primeiras formas de vida do planeta. Ex: bactérias e arqueobactérias (Archea). B) O  Taxon Protista , apomorfia: São seres eucariontes unicelulares, podem ser autótrofos, quando produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, ou heterótrofos, os quais não fazem fotossíntese e dependem de outros pra alimentação . Ex: protozoários. C) O  Taxon Fung

Anelídeos

Filo Anelida         Os anelídeos são animais de vida livre que podem ser tanto aquáticos quanto terrestres. Eles são vermes segmentados (alguns com cerdas) com simetria bilateral e apresentam uma característica cilíndrica e alongada. Possuem musculatura longitudinal e circular que dão a eles o movimento de “sanfona”. Um exemplo de animal desse filo que eventualmente vemos é a minhoca.                 Os anelídeos são protostômios , o blastóporo embrionário dá origem à boca. Como no filo anterior, eles também têm sistema digestório completo , boca e ânus. Podemos identificar que a digestão desses animais é mais complexa, o alimento entra pela boca e passa pelo papo e a moela, um armazena o alimento e o outro tritura, respectivamente, antes de chegarem ao intestino.         Possuem sistema excretor por nefrídios, rins primitivos que filtram o líquido do nefrostoma, e sistema nervoso ganglionar ventral com cordões nervosos (ramificações).   Podem ser monoicos e dioicos ,