Pular para o conteúdo principal

LIVRO PAG. 23

Exercícios sobre vírus do livro didático, página 23:

5. A respeito dos vírus, pergunta-se:

a) Que argumentos você usaria para incluí-los entre os seres vivos?

b) O biólogo norte-americano Peter Raven diz que “os vírus são, mas notícias embrulhadas com um pouco de proteína”. Como você explica essa curiosa definição?

6. (UFS-SE) “Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água e se alimentavam de substâncias orgânicas que haviam se formado durante um lento processo de evolução química  em nosso planeta.” Explique por que os primeiros seres vivos não deviam ser semelhantes aos atuais vírus.

7. (Unicamp-SP) Depois um surto de uma doença misteriosa (início com febre, coriza, mal-estar, dores abdominais, diarreia, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo) que acometeu crianças com até cinco anos de idade em uma creche, os pesquisadores da Unicamp conseguiram sequenciar o material genético do agente causador da doença e concluíram que se tratava de um vírus.
Um segmento dessa sequência era UACCCGUUAAAG.

a) Explique por que os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus.

b) Dê duas características que expliquem por que os vírus não são considerados seres vivos.

c) Sabendo-se que a sequência mostrada acima (UACCCGUUAAAG) dará origem a uma fita de DNA, escreva a sequência dessa fita complementar.

8. Observe a charge abaixo:


A charge sugere a necessidade de todos se mobilizarem no combate ao agente transmissor de importantes doenças humanas, que se alastraram no Brasil nos últimos anos.

a) A charge refere-se a qual agente transmissor?
                
b) A quais doenças o texto faz referencia? Quais são seus agentes etiológicos?
                
c) Cite medidas profiláticas capazes de preveni-las.


Respostas das questões solicitadas acima:
        
5.a) O vírus pode ser considerado vivo pois apresenta material genético (RNA e/ou DNA) e tem capacidade de evoluir.

b) Os vírus são semelhantes a "más notícias" porque ele não tem nenhuma função positiva para nós, e "embrulhadas com um pouco de proteína" porque a cápsula que protege o material genético é feita de proteína.

6. Os vírus atuais não são semelhantes aos primeiros seres vivos porque os vírus precisam de uma célula para se reproduzir e evoluir, mas os primeiros seres vivos eram completamente sozinhos.

7. a) Trata-se de um vírus (provavelmente um retrovírus), pois apresenta como material genético exclusivo, um segmento de RNA.

b) Os vírus para alguns pesquisadores não são considerados seres vivos, por não apresentar estrutura celular, nem metabolismo próprio, sendo, portanto, dependente das células por ele parasitadas.

c) A sequência da fita complementar de DNA será: ATG GGC AAT TTC.

8. a) A charge se refere ao mosquito Aedes aegypti que tem transmitido várias doenças importantes nos últimos anos. 

b) As doenças transmitidas são dengue, chikungunyazika e febre amarela; e seus agentes etiológicos são respectivamente vírus da dengue (tipos 1,2,3 e 4), vírus chikungunya(CHIKV), vírus Zika e vírus da febre amarela.

c) As medidas profiláticas capazes de preveni-las estão ligadas ao combate ao mosquito. Eliminando os focos de acúmulo de água (como vasos, ralos, calhas,...), locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cnidários

Cnidários Os Cnidários são animais onívoros e aquáticos, podem ser dulcícolas, porém a maioria é marinha. Podemos ver alguns no nosso dia a dia na praia como águas-vivas e caravelas portuguesas. Novas características evolutivas: -Possuem dois  tecidos verdadeiros : epiderme e gastroderme. São animais diblásticos acelomados. -Apresentam   uma cavidade  digestiva , chamada  celêntero . -Os Cnidários  têm sistema nervoso difuso , ou seja, não existe um órgão central que envia as informações, mas existem ligações nervosas pelo corpo inteiro que permitem que esses animais tenham mais sensibilidade ao ambiente. Eles têm  simetria radial  e podem ter duas  formas :  pólipo  (séssil), como as anêmonas e os corais, ou  medusa  (livre), como as vespas-do-mar e as águas-vivas. Esses animais são famosos por causa de seu corpo com tentáculos. Recebem o nome de Cnidários por causa da substância urticante que liberam em suas presas, o cnidócito. Partes do corpo Epider

REINOS, CLADOGRAMA E NOMENCLATURA CIENTÍFICA

1)        REINOS, SISTEMÁTICA E CLADOGRAMA A sistemática busca entender a biodiversidade e as relações filogenéticas. Operando através da taxonomia: descoberta e classificação dos organismos biológicos conforme suas descrições. E através da filogenia: estudo das relações evolutivas desses organismos. Os reinos são classificações muito abrangentes de organismos biológicos, podem ser divididos em: Monera, Protista, Funghi, Metafita e Metazoa. Porém esses dois grupos podem ser simplificados em procariontes e eucariontes. A) O  Taxon Monera , apomorfia: São seres procariontes unicelulares. Foram as primeiras formas de vida do planeta. Ex: bactérias e arqueobactérias (Archea). B) O  Taxon Protista , apomorfia: São seres eucariontes unicelulares, podem ser autótrofos, quando produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, ou heterótrofos, os quais não fazem fotossíntese e dependem de outros pra alimentação . Ex: protozoários. C) O  Taxon Fung

Anelídeos

Filo Anelida         Os anelídeos são animais de vida livre que podem ser tanto aquáticos quanto terrestres. Eles são vermes segmentados (alguns com cerdas) com simetria bilateral e apresentam uma característica cilíndrica e alongada. Possuem musculatura longitudinal e circular que dão a eles o movimento de “sanfona”. Um exemplo de animal desse filo que eventualmente vemos é a minhoca.                 Os anelídeos são protostômios , o blastóporo embrionário dá origem à boca. Como no filo anterior, eles também têm sistema digestório completo , boca e ânus. Podemos identificar que a digestão desses animais é mais complexa, o alimento entra pela boca e passa pelo papo e a moela, um armazena o alimento e o outro tritura, respectivamente, antes de chegarem ao intestino.         Possuem sistema excretor por nefrídios, rins primitivos que filtram o líquido do nefrostoma, e sistema nervoso ganglionar ventral com cordões nervosos (ramificações).   Podem ser monoicos e dioicos ,