1) Reino protoctista
O Reino Protoctista abriga organismos com estruturas e modos de vida bastante variados. É considerado uma classificação por convenção, pois não constitui um clado. Um clado é um grupo que está ligado a um único ancestral comum exclusivo, portanto, este grupo não apresenta uma apomorfia que a caracterize. Os seres vivos que integram esse reino são eucariontes unicelulares ou pluricelulares; algumas espécies são autótrofas, outras, heterótrofas.
A reprodução dos protoctistas:
Assexuada que normalmente ocorre por bipartição (em diferentes planos do corpo), ou por esporos.
Sexuada normalmente os gametas se movem por pseudópodes ou por “flagelos”, podendo haver outros modos em espécies mais complexas.
A nutrição dos protoctistas pode seguir 3 métodos:
Holozoica ocorre por vias heterotróficas realizadas pelos protozoários; no caso, o organismo precisa buscar energia em fontes externas.
saprozoica é semelhante à decomposição, pois o organismo joga enzimas externamente no alimento para depois absorvê-lo.
Autotrófica ocorre quando a produção de energia é feita pelo próprio organismo, meio interno, a partir da fotossíntese, como é realizado pelas algas.
O Reino Protoctista foi proposto em substituição ao Reino Protista. Isto ocorreu, pois o Reino Protista só continha seres unicelulares e eucariontes gerando um grande numero de espécies que não se encaixavam em nenhum reino. Com esta ação ocorreu a inclusão dos seres eucariontes multicelulares no reino solucionando o problema. Devemos entender que esse reino pode ser considerado artificial, isto é merofilético.
Os protoctistas apresentam variações nos ciclos de vida assim como na organização e nos padrões de divisão celular. Alguns se assemelham às plantas por realizarem fotossíntese, outros aos fungos por serem decompositores e outros ainda aos animais por serem consumidores heterótrofos. Acredita-se que futuramente ocorrerá a divisão deste reino em vários. Enquanto isso não acontece, eles são divididos em três grandes grupos:
Autótrofos unicelulares (algas simples, microscópicas)
Diatomaceia
Pirrofita
Euglena
Autótrofos pluricelulares (algas macroscópicas)
Verdes
pardas
Roxas
Heterótrofos (protozoários que já foram considerados animais)
fontes:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/reino-protista.htm
https://estudandoabiologia.wordpress.com/protoctista/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/bioprotista.php
https://estudandoabiologia.wordpress.com/protoctista/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/bioprotista.php
Comentários
Postar um comentário