Pular para o conteúdo principal

PROTOCTISTAS

1) Reino protoctista

Reino Protoctista abriga organismos com estruturas e modos de vida bastante variados. É considerado uma classificação por convenção, pois não constitui um clado. Um clado é um grupo que está ligado a um único ancestral comum exclusivo, portanto, este grupo não apresenta uma apomorfia que a caracterize. Os seres vivos que integram esse reino são eucariontes unicelulares ou pluricelulares; algumas espécies são autótrofas, outras, heterótrofas.
reprodução dos protoctistas:
Assexuada que normalmente ocorre por bipartição (em diferentes planos do corpo), ou por esporos.
Sexuada normalmente os gametas se movem por pseudópodes ou por “flagelos”, podendo haver outros modos em espécies mais complexas.
nutrição dos protoctistas pode seguir 3 métodos:
 Holozoica ocorre por vias heterotróficas realizadas pelos protozoários; no caso, o organismo precisa buscar energia em fontes externas.
saprozoica é semelhante à decomposição, pois o organismo joga enzimas externamente no alimento para depois absorvê-lo.
Autotrófica ocorre quando a produção de energia é feita pelo próprio organismo, meio interno, a partir da fotossíntese, como é realizado pelas algas.
O Reino Protoctista foi proposto em substituição ao Reino Protista. Isto ocorreu, pois o Reino Protista só continha seres unicelulares e eucariontes gerando um grande numero de espécies que não se encaixavam em nenhum reino. Com esta ação ocorreu a inclusão dos seres eucariontes multicelulares no reino solucionando o problema. Devemos entender que esse reino pode ser considerado artificial, isto é merofilético.
Os protoctistas apresentam variações nos ciclos de vida assim como na organização e nos padrões de divisão celular. Alguns se assemelham às plantas por realizarem fotossíntese, outros aos fungos por serem decompositores e outros ainda aos animais por serem consumidores heterótrofos. Acredita-se que futuramente ocorrerá a divisão deste reino em vários. Enquanto isso não acontece, eles são divididos em três  grandes grupos:

  Autótrofos unicelulares   (algas simples, microscópicas)
Diatomaceia 



Pirrofita

Euglena


  Autótrofos pluricelulares    (algas macroscópicas)
Verdes
pardas

Roxas 






 Heterótrofos     (protozoários que já foram considerados animais)

fontes:

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/reino-protista.htm
https://estudandoabiologia.wordpress.com/protoctista/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/bioprotista.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REINOS, CLADOGRAMA E NOMENCLATURA CIENTÍFICA

1)        REINOS, SISTEMÁTICA E CLADOGRAMA A sistemática busca entender a biodiversidade e as relações filogenéticas. Operando através da taxonomia: descoberta e classificação dos organismos biológicos conforme suas descrições. E através da filogenia: estudo das relações evolutivas desses organismos. Os reinos são classificações muito abrangentes de organismos biológicos, podem ser divididos em: Monera, Protista, Funghi, Metafita e Metazoa. Porém esses dois grupos podem ser simplificados em procariontes e eucariontes. A) O  Taxon Monera , apomorfia: São seres procariontes unicelulares. Foram as primeiras formas de vida do planeta. Ex: bactérias e arqueobactérias (Archea). B) O  Taxon Protista , apomorfia: São seres eucariontes unicelulares, podem ser autótrofos, quando produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, ou heterótrofos, os quais não fazem fotossíntese e dependem de outros pra alimentaçã...

Cnidários

Cnidários Os Cnidários são animais onívoros e aquáticos, podem ser dulcícolas, porém a maioria é marinha. Podemos ver alguns no nosso dia a dia na praia como águas-vivas e caravelas portuguesas. Novas características evolutivas: -Possuem dois  tecidos verdadeiros : epiderme e gastroderme. São animais diblásticos acelomados. -Apresentam   uma cavidade  digestiva , chamada  celêntero . -Os Cnidários  têm sistema nervoso difuso , ou seja, não existe um órgão central que envia as informações, mas existem ligações nervosas pelo corpo inteiro que permitem que esses animais tenham mais sensibilidade ao ambiente. Eles têm  simetria radial  e podem ter duas  formas :  pólipo  (séssil), como as anêmonas e os corais, ou  medusa  (livre), como as vespas-do-mar e as águas-vivas. Esses animais são famosos por causa de seu corpo com tentáculos. Recebem o nome de Cnidários por causa da substância urticante que liberam e...

Um pouco mais sobre doença de chagas

Um pouco sobre a Doença de Chagas Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também. No Brasil, cerca de três milhões de pessoas estão infectadas com a Doença de Chagas. A boa notícia é que esse número corresponde somente a pessoas que foram infectadas no passado e que continuam com o tratamento da doença. Em 2006, o Brasil recebeu o certificado internacional de interrupção da transmissão da doença. Isso se deu graças a ações sistematizadas e bem-sucedidas de controle químico instituídas a partir de 1975, época em que a área endêmica da Doença de Chagas cobria 18 estados nacionais e mais de 2.200 municípios. Hoje, a transmissão da doença não se dá mais por meio do contato direto do parasita, mas principalmente pelo contato indireto – por meio da ingestão de alimentos contaminado...