Pular para o conteúdo principal

BACTERIAS

1) As Bactérias

As bactérias são microorganismos  unicelulares procariontes, pertencentes ao domínio Prokarya no reino Monera. As bactérias podem ser encontradas isoladas ou em colônias.
estrutura da bactéria:
-DNA: material genético (sem carioteca)
-Plamideo: material genético extracromossomal, importante na reprodução sexuada
-Mesossomos: respiração celular e reprodução assexuada
-Citoplasma:interior da célula, onde ficam as organelas
-Parede celular: feita de peptidioglicano, mantém a forma da célula e garante a proteção.
-Cápsula:  protege a célula de macrófagos
-Fímbrias: adesão, importante na reprodução e no contato com o hospedeiro
-Ribossomos: síntese de proteínas
-Flagelos: locomoção
-Membrana Plasmática: produção de energia e  seleção de entrada e saída de substâncias



  As bactérias podem ser classificadas conforme seus formatos:

-Bacilos: forma de bastão.
- Cocos : forma esférica
- Espíritos: forma de sacarrolha.


A Reprodução pode ser dividida em três modos:
-Assexuada: Acontece a cissiparidade. Nesse processo o material genético se duplica e depois a célula se divide.
-Esporulação: algumas bactérias criam  esporos quando em condições desfavoráveis. Elas duplicam os cromossomos, um deles é envoltado por uma membrana plasmática e separado do citoplasma. A célula se desidratam formando uma casa no citoplasma. Então, quando em um ambiente favorável, o esporo se reidrata formando uma nova célula.





Sexuada: possui três modos transformação, transdução e conjugação. Transformação: quando alguma bactéria consegue absorver o DNA de outra que estava disperso pelo ar. Transdução: ocorre a inserção de material genético de uma célula em outra através de um vírus, que antes de uma bactéria, um pedaço de seu DNA. Conjugação: ocorre uma inserção di Plamídeo (material genético), através das Fímbrias de uma bactéria em contato físico com a outra.

transdução

transformação

conjugação


As doenças bacterianas geralmente são causadas pelo injestão de alimentos contaminados ou inalação. Assim, o melhor método para nós previnirmos é mantendo os atos de higiene diários e sanidades básicas.
O Nosso corpo tem uma defesa específica, uma vez que a bactéria é detectada no nosso organismo, anticorpos específicos contra aquela bactéria iram  extermina-la . A nossa defesa inespecífica seriam as barreiras naturais, nossa pele, saliva, muco, ácido clorídrico no estômago, etc.
Algumas doenças bacterianas:
botulismo
cólera
gonorréia
pneumonia
 sífilis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cnidários

Cnidários Os Cnidários são animais onívoros e aquáticos, podem ser dulcícolas, porém a maioria é marinha. Podemos ver alguns no nosso dia a dia na praia como águas-vivas e caravelas portuguesas. Novas características evolutivas: -Possuem dois  tecidos verdadeiros : epiderme e gastroderme. São animais diblásticos acelomados. -Apresentam   uma cavidade  digestiva , chamada  celêntero . -Os Cnidários  têm sistema nervoso difuso , ou seja, não existe um órgão central que envia as informações, mas existem ligações nervosas pelo corpo inteiro que permitem que esses animais tenham mais sensibilidade ao ambiente. Eles têm  simetria radial  e podem ter duas  formas :  pólipo  (séssil), como as anêmonas e os corais, ou  medusa  (livre), como as vespas-do-mar e as águas-vivas. Esses animais são famosos por causa de seu corpo com tentáculos. Recebem o nome de Cnidários por causa da substância urticante que liberam em suas presas, o cnidócito. Partes do corpo Epider

REINOS, CLADOGRAMA E NOMENCLATURA CIENTÍFICA

1)        REINOS, SISTEMÁTICA E CLADOGRAMA A sistemática busca entender a biodiversidade e as relações filogenéticas. Operando através da taxonomia: descoberta e classificação dos organismos biológicos conforme suas descrições. E através da filogenia: estudo das relações evolutivas desses organismos. Os reinos são classificações muito abrangentes de organismos biológicos, podem ser divididos em: Monera, Protista, Funghi, Metafita e Metazoa. Porém esses dois grupos podem ser simplificados em procariontes e eucariontes. A) O  Taxon Monera , apomorfia: São seres procariontes unicelulares. Foram as primeiras formas de vida do planeta. Ex: bactérias e arqueobactérias (Archea). B) O  Taxon Protista , apomorfia: São seres eucariontes unicelulares, podem ser autótrofos, quando produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, ou heterótrofos, os quais não fazem fotossíntese e dependem de outros pra alimentação . Ex: protozoários. C) O  Taxon Fung

Anelídeos

Filo Anelida         Os anelídeos são animais de vida livre que podem ser tanto aquáticos quanto terrestres. Eles são vermes segmentados (alguns com cerdas) com simetria bilateral e apresentam uma característica cilíndrica e alongada. Possuem musculatura longitudinal e circular que dão a eles o movimento de “sanfona”. Um exemplo de animal desse filo que eventualmente vemos é a minhoca.                 Os anelídeos são protostômios , o blastóporo embrionário dá origem à boca. Como no filo anterior, eles também têm sistema digestório completo , boca e ânus. Podemos identificar que a digestão desses animais é mais complexa, o alimento entra pela boca e passa pelo papo e a moela, um armazena o alimento e o outro tritura, respectivamente, antes de chegarem ao intestino.         Possuem sistema excretor por nefrídios, rins primitivos que filtram o líquido do nefrostoma, e sistema nervoso ganglionar ventral com cordões nervosos (ramificações).   Podem ser monoicos e dioicos ,