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Pag. 47

Exercicios sobre algas e protozoários do livro didático, pag. 47


1. A hipótese de que plantas e algas estão relacionadas evolutivamente e derivaram de ancestrais comuns tem grande força na comunidade científica. Que características das algas atuais poderiam sustentar tal argumentação?

Essa hipótese leva em conta as duas serem verdes (possuirem clorofila), conterem amido em seu interior, possuem celulose e apresentam a formação de fragmoplasto no momento de divisão celular.

2. Algas e fungos apresentam muitas semelhanças: ambos podem ser unicelulares ou pluricelulares, sempre são eucariontes e não possuem tecidos. Entretanto, apresentam também uma série de diferenças. Compare algas e fungos com relação:

a) ao habitat.

A maioria das algas vive na água, embora algumas espécies vivem em relações simbióticas com as espécies terrestres, como os líquens, protozoários e invertebrados. Já a maioria dos fungos vive sobre a terra, apesar de alguns fungos vivem em simbiose com as espécies aquáticas, como o molusco gigante.

b) à forma de nutrição.

Quanto aos fungos, algumas espécies são parasitas e vivem sobre outras plantas ou animais. Os exemplos incluem um fungo parasita chamado Cryphonectria, que já infectou e matou muitos estandes de castanha americana nos Estados Unidos. No entanto, a maioria dos fungos é saprófita, ou seja, se alimentam de matéria orgânica em decomposição, sendo extremamente importantes como decompositores, reciclando os nutrientes de volta para a biosfera. As algas, por outro lado, sintetizam os açúcares utilizando dois tipos de clorofila, obtendo, portanto, sua alimentação através da fotossíntese, processo que desempenha um papel extremamente importante na atmosfera da Terra, como no caso das algas planctônicas, que desenvolvem a maior parte do oxigênio molecular na atmosfera.

c) ao material armazenado como reserva de energia nas células.

A maioria das algas apresenta o amido como substância de reserva energética, já os fungos apresentam o glicogênio, substância tipicamente presente em animais.

d) à composição química da parede celular.

Nas algas, a parede celular é formada por polissacarídeos, mas que podem ser de tipos diferentes da celulose. Nas algas vermelhas as paredes celulares são formadas por um complexo de microfibrilhas dentro duma matriz mucilaginosa. O ácido algínico (ou alginato) juntamente com celulose são os componentes típicos da parede celular das algas castanhas.
As diatomáceas têm as células protegidas por frústulas compostas por duas peças formadas de sílica opalina, polimerizada. Quanto aos fungos, sua parede celular é composta por fibras de quitina (polissacarídeo, insolúvel e córneo formado por unidades de N-acetilglicosamina). Existe, no entanto, um pequeno número de fungos em que a parede celular é constituída principalmente por celulose e não contém quitina.

3. (Fuvest-SP) Resultados de uma pesquisa publicada na revista Nature, em 29 de julho de 2010, mostram que a quantidade média de fitoplâncton dos oceanos diminuiu cerca de 1% ao ano, nos últimos cem anos. Explique como a redução do fitoplâncton afeta:

a) os níveis de carbono na atmosfera.

O fitoplâncton é composto por algas unicelulares fotossintetizantes, responsáveis por aproximadamente 90% do lançamento de oxigênio na Terra. Sendo assim, com a redução do fitoplâncton, ocorre menos fotossíntese, logo há menor absorção de carbono da atmosfera e menor devolução/conversão de oxigênio.

b) a biomassa de decompositores do ecossistema marinho.

A redução do fitoplâncton altera todo o equilíbrio das cadeias alimentares marinhas; por ser o principal produtor, logo, a primeira fonte de energia para os consumidores primários, uma diminuição da sua presença afeta todos os seres da cadeia e, no final dela, os decompositores, que "reciclam" a matéria orgânica. Sem os nutrientes do fitoplâncton, os consumidores primários somem e não há alimento para os secundários e assim sucessivamente; consequentemente, não há fonte de energia para os decompositores, pois não há o que decompor.

4. (Ceag/FGV-SP) Em meados da década de 70, peixes, focas e até animais domésticos apareceram mortos, numa grande extensão do litoral sul brasileiro. Alguns moradores também foram afetados, sentindo tonturas e graves problemas respiratórios.
Explique a provável causa do fenômeno natural conhecido como Maré Vermelha, que poderia ter causado tal tragédia ecológica.



No fenômeno conhecido por maré vermelha, em certas condições, ocorre proliferação excessiva de certas algas unicelulares planctônicas (dinoflagelados), que passam a liberar no ambiente quantidades significativas de toxinas, provocando a morte de indivíduos de inúmeras espécies marinhas.

6. A maioria dos protozoários realiza
reprodução assexuada, sobretudo por meio da cissiparidade. Entretanto, existem ciliados, como o paramécio, que podem eventualmente se reproduzir sexuadamente por meio da conjugação.

a) Qual desses processos possibilita maior variabilidade genética? Por quê?

Dos processos citados, o que possibilita a variabilidade genética é a conjugação (reprodução sexuada), por haver "mistura" de material genético de dois indivíduos, possibilitada pela transferência do plasmídeo entre os mesmos.

b) Explique sucintamente como ocorre a conjugação entre os paramécios.

A reprodução sexuada por conjugação consiste no pareamento de dois paramécios, com fusão das membranas e em seguida troca de material genético dos micronúcleos. Depois os paramécios se separam e se reproduzem assexuadamente por cissiparidade.



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