Pular para o conteúdo principal

Moluscos



Filo Mollusca

           Os moluscos são animais aquáticos ou terrestres, que apresentam característica corporal mole, com pés musculares, cabeça, massa visceral e simetria bilateral.

            Os moluscos são tribásticos celomados, têm três tecidos e cavidade interna. Os moluscos são o filo pioneiro a terem sistema circulatório completo, pois seu corpo é capaz de formar vasos e um órgão pulsante graças ao celoma. O seu sistema circulatório pode ser fechado ou aberto, o líquido circulatório pode estar nos vasos ou disperso no corpo dependendo do filo, somente os cefalópodes têm sistema circulatório fechado.


           
          Sistema circulatório aberto (lacunar): um sistema formado por um fluído chamado hemolínfa, que tem a mesma função que o sangue. Todos os moluscos possuem o sistema circulatório aberto menos os cefalópodes.  Sistema circulatório fechado: um sistema sanguíneo de hemocianina, uma proteína associada ao cobre (por isso a cor azulada do sangue) que carrega o oxigênio dentro de vasos. Porém, só existe nos cefalópodes.

            Esses animais são protostômios, o blastóporo embrionário dá origem à boca, e possuem sistema digestório completo, com boca e ânus. Além disso, possuem sistema excretor por metanefrídios, a excreção se concentra no celoma, sistema nervoso ganglionar, percebe-se o começo da centralização, reprodução sexuada e sistema respiratório.

Estrutura corporal: boca, manto (prega epidérmica), ânus, pés musculares, rádula (estrutura raspadora de alimentos feita de quitina), poro excretor, brânquia ou pulmão, metanefrídio, estômago, hepatopâncreas (glândula digestiva), coração, celoma e concha.




Classes:

Cefalópodes – marinhos, sistema respiratório cutâneo e branquial, dioicos com fecundação interna.








Bivalves – marinho e dulcícola, sistema respiratório cutâneo e branquial, não possuem rádula, monoicos com fecundação externa.









Gastrópodes – marinhos, terrestres ou dulcícolas; sistema respiratório cutâneo e pulmonar ou branquial, monoicos com fecundação externa.










Escafópodes – marinho, sistema respiratório cutâneo e branquial









Poliplacóforos – marinho, sistema respiratório cutâneo e branquial


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REINOS, CLADOGRAMA E NOMENCLATURA CIENTÍFICA

1)        REINOS, SISTEMÁTICA E CLADOGRAMA A sistemática busca entender a biodiversidade e as relações filogenéticas. Operando através da taxonomia: descoberta e classificação dos organismos biológicos conforme suas descrições. E através da filogenia: estudo das relações evolutivas desses organismos. Os reinos são classificações muito abrangentes de organismos biológicos, podem ser divididos em: Monera, Protista, Funghi, Metafita e Metazoa. Porém esses dois grupos podem ser simplificados em procariontes e eucariontes. A) O  Taxon Monera , apomorfia: São seres procariontes unicelulares. Foram as primeiras formas de vida do planeta. Ex: bactérias e arqueobactérias (Archea). B) O  Taxon Protista , apomorfia: São seres eucariontes unicelulares, podem ser autótrofos, quando produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, ou heterótrofos, os quais não fazem fotossíntese e dependem de outros pra alimentaçã...

Cnidários

Cnidários Os Cnidários são animais onívoros e aquáticos, podem ser dulcícolas, porém a maioria é marinha. Podemos ver alguns no nosso dia a dia na praia como águas-vivas e caravelas portuguesas. Novas características evolutivas: -Possuem dois  tecidos verdadeiros : epiderme e gastroderme. São animais diblásticos acelomados. -Apresentam   uma cavidade  digestiva , chamada  celêntero . -Os Cnidários  têm sistema nervoso difuso , ou seja, não existe um órgão central que envia as informações, mas existem ligações nervosas pelo corpo inteiro que permitem que esses animais tenham mais sensibilidade ao ambiente. Eles têm  simetria radial  e podem ter duas  formas :  pólipo  (séssil), como as anêmonas e os corais, ou  medusa  (livre), como as vespas-do-mar e as águas-vivas. Esses animais são famosos por causa de seu corpo com tentáculos. Recebem o nome de Cnidários por causa da substância urticante que liberam e...

Um pouco mais sobre doença de chagas

Um pouco sobre a Doença de Chagas Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também. No Brasil, cerca de três milhões de pessoas estão infectadas com a Doença de Chagas. A boa notícia é que esse número corresponde somente a pessoas que foram infectadas no passado e que continuam com o tratamento da doença. Em 2006, o Brasil recebeu o certificado internacional de interrupção da transmissão da doença. Isso se deu graças a ações sistematizadas e bem-sucedidas de controle químico instituídas a partir de 1975, época em que a área endêmica da Doença de Chagas cobria 18 estados nacionais e mais de 2.200 municípios. Hoje, a transmissão da doença não se dá mais por meio do contato direto do parasita, mas principalmente pelo contato indireto – por meio da ingestão de alimentos contaminado...